O Esporte Orientação consiste em o atleta percorrer uma determinada região, andando ou correndo, para passar por pontos de controle marcados em um mapa, munido de uma bússola como meio auxiliar. É o atleta que escolhe o seu caminho e será vencedor àquele que fizer o percurso em menor tempo.
O mapa de orientação
O mapa de orientação contém todos os detalhes da vegetação, da hidrografia, do relevo e das construções feitas pelo homem.
No mapa, é que são localizados todos os pontos que o atleta tem que percorrer.
O percurso de Orientação
O atleta recebe o seu mapa e individualmente passa a percorrer os pontos de controle marcados no mapa, na sequência e, ao passar em cada ponto, registra a sua passagem por meio do picotador manual ou de um dispositivo eletrônico (Sicard).
No local de cada ponto de controle existe um prisma colorido (laranja e branco), numerado, para que o atleta possa verificar se está no local correto. Será vencedor, o atleta que concluir o percurso em menor tempo.
A Bússola
Para orientar o mapa, ou seja, para colocá-lo na mesma posição que o terreno, é utilizada a bússola que facilita a “navegação” do atleta.
A bússola também é utilizada para a definição de uma direção a ser seguida pelo atleta, em locais onde não existam referências nítidas a serem seguidas.
Regras
Foram estabelecidas regras básicas para este Esporte a serem seguidas pelos competidores.
Categorias
Os atletas são grupados em diversas categorias, conforme o sexo, a faixa etária e o grau de experiência no Esporte.